Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Relator leva mudanças de última hora no projeto da reforma da Previdência | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Relator leva mudanças de última hora no projeto da reforma da Previdência

Trabalhadores rurais poderão se aposentar mais cedo. Relator apresentou texto à comissão especial da Câmara.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/04/relator-leva-mudancas-de-ultima-hora-no-projeto-da-reforma-da-previdencia.h

Publicado em 20/04/2017 ás 07h06

O relator da Reforma da Previdência entregou, nesta quarta-feira (19), o texto final do projeto, na comissão especial da Câmara. E apresentou mudanças de última hora.

A sessão já havia começado e o relator, Arthur Maia, do PPS, ainda negociava mudanças. No campo, as mulheres vão se aposentar com 57 anos. Os homens, com 60 anos. O tempo de contribuição caiu para 15 anos. Eram 25 na proposta original.

“Essa questão de valer os quinze anos é decorrente de que realmente se reconhece que essas pessoas fazem um grande sacrifício para contribuir esses 15 anos”, disse o deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator.

Arthur Maia leu o relatório, explicando cada ponto. Na regra geral, a idade mínima para aposentadoria será de 65 anos para homens e 62 para mulheres. O tempo mínimo de contribuição será de 25 anos para todos.

Mas aí o aposentado só receberá 70% do benefício. Quem quiser receber o benefício integral, terá que contribuir 40 anos, e não 49, como previa a proposta original. Ficam de fora dessa regra quem contribui pelo valor do salário mínimo. Só no INSS, 65% dos aposentados recebem o mínimo como benefício. Como o benefício não pode ser menor que o salário mínimo, para eles, será integral sempre.

Aposentadorias e pensões por morte só poderão ser acumuladas até o limite de dois salários mínimos. E a partir de 2024, a idade mínima para receber o BPC, Benefício de Proteção Continuada, pago a idosos de baixa renda, subirá de 65 anos para 68 anos, menos que os 70 do projeto do governo. Para os deficientes, não muda nada.

Quem já está no mercado de trabalho poderá pedir aposentadoria pela regra de transição, que exige um pedágio de 30% sobre o tempo que faltaria para se aposentar pelas regras atuais. Mas é preciso verificar se é vantajoso. E o projeto fixa idades mínimas para a aposentadoria no serviço público e no setor privado. Policiais e professores poderão se aposentar com menos idade.

A votação na comissão especial foi adiada em uma semana, a pedido da oposição, e está marcada para o dia 2 de maio. Mas o governo já trabalha para mobilizar os 308 votos necessários para aprovar a reforma da Previdência no plenário da Câmara ainda em maio.
Em Washington, o ministro da Fazenda disse que mesmo com as mudanças no projeto do governo, o equilíbrio nas contas públicas está garantido. E voltou a defender a aprovação da reforma.

“Eu acho que nós estamos aqui, mais ou menos, no limite das mudanças que podem ser feitas sem alterar substancialmente o equilíbrio fiscal do país no futuro. A idade mínima para as mulheres, que está em 62, já contávamos com algo nessa direção, mas acredito que está no limite. Não é possível fazer grandes alterações nesse aspecto. E as regras de transição, acho que estão bem balanceadas”, afirmou Henrique Meirelles, ministro da Fazenda.

Outras Notícias

  • g1.globo.com

    Eventual saída de Temer levaria a eleição indireta pelo Congresso, diz Constituição

    'O Globo' informou que empresário fez gravação de conversa com Temer na qual se discutiu compra do silêncio de Eduardo Cunha. Presidente nega acusação e não cogita renunciar.

    em 18/05/2017 ás 08h17

  • exame.abril.com.br

    O que fazer se a empresa não depositou o FGTS

    Liberação do saldo das contas inativas do FGTS fez reclamações de trabalhadores sobre calote pelas empresas aumentar 7% entre janeiro e abril deste ano

    em 15/05/2017 ás 08h42

  • http://www.istoedinheiro.com.br/comissao-especial-vota-hoje-destaques-a-reforma-da-previdencia/

    Comissão Especial vota hoje destaques à reforma da Previdência

    A Comissão Especial da Reforma da Previdência vota hoje (9) os destaques apresentados ao texto elaborado pelo deputado Arthur Maia (PPS-BA). Estão pendentes de análise dez destaque...

    em 09/05/2017 ás 07h55

  • http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htm

    1º DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO

    Em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho, o S.O.E. realizou no dia 20/04/2017, um sorteio que premiou 8 trabalhadores associados com 1 Kit Churrasco no valor de R$ 250,00 ca...

    em 01/05/2017 ás 08h53

  • A diretoria

    S.O.E. convida toda a população a participar do abaixo assinado contra a Reforma da Previdência Social - PEC 287/2016

    Hoje (26), o Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás e Sanitárias de Maringá, está realizando coleta de assinatu...

    em 26/04/2017 ás 16h09

  • g1.globo.com

    Reforma trabalhista deve ser votada na Câmara nesta quarta

    Parecer do relator foi aprovado em comissão especial na terça-feira. Projeto define situações nas quais acordos coletivos irão se sobrepor à lei trabalhista.

    em 26/04/2017 ás 08h38

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©