Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Abradee espera que TCU libere renovação de concessões de distribuidoras | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Abradee espera que TCU libere renovação de concessões de distribuidoras

Área técnica do tribunal defende que os contratos de concessão que vencem a partir deste ano devem ser relicitados

gazetadopovo.com.br

Publicado em 25/08/2015 ás 09h09

A tese da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) de que os contratos de concessão das distribuidoras de eletricidade – que vencem a partir deste ano – devem ser relicitados pode ser revertida pelo relatório do ministro José Múcio Monteiro sobre a questão, confiam a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

O presidente da Abradee, Nelson Leite, disse que a medida cautelar do TCU que impede que as concessões sejam renovadas até agora não causou nenhum impacto no setor, já que a audiência pública da Aneel sobre o processo de renovação dos contratos do setor ainda não foi concluída. “Estamos nos reunindo com a agência, que tem trabalhado para produzir um contrato de concessão que tenha a densidade suficiente para refletir toda a política tarifária em vigor e garantir a segurança jurídica necessária para o processo”, disse o executivo.

As empresas também se encontraram com o ministro do TCU responsável por levar ao plenário do tribunal o relatório sobre a questão. “O decreto que dispôs sobre a renovação trouxe requisitos de qualidade e a exigência de sustentabilidade econômico-financeira e de governança. São condições desafiadoras, porém exequíveis”, afirmou Leite. “Acredito que todas as dúvidas do TCU serão esclarecidas”, completou.

Dificuldade

Para o presidente da Abradee, leiloar novamente todas as concessões do setor de distribuição é uma medida que teria muita dificuldade para ser executada. Segundo ele, uma nova licitação só deveria ocorrer nos casos em que os atuais concessionários não aceitem a renovação, como ocorre no caso das usinas hidrelétricas.

“Não conheço nenhum país do mundo em que tenha havido licitação de concessões deixando as empresas com as dívidas e os funcionários. O serviço de distribuição é um serviço de natureza contínua, é complicado fazer um leilão nesse nível”, acrescentou.

O diretor da Aneel, Reive Barros, afirmou que a agência deve concluir a audiência pública sobre o processo de renovação das concessões de distribuição no próximo mês. “A hipótese de uma nova licitação foi considerada, mas, para haver o mínimo de turbulência no processo, o poder concedente (Ministério de Minas e Energia) decidiu pela renovação dos contratos. O ministro José Múcio ainda não tinha informações no nível de detalhe necessário para tomar a decisão, mas vamos subsidiar o TCU com os esclarecimentos que forem necessários.”

Outras Notícias

  • conjur.com.br

    Projeto que reduz proteção a trabalhador é inconstitucional, diz Anamatra Fonte: fetraconspar.org.br

    em 01/09/2015 ás 10h24

  • agenciabrasil.ebc.com.br

    Tarifa da bandeira vermelha na conta de luz cai 18%

    em 01/09/2015 ás 10h02

  • conjur.com.br

    Funcionário que se demite por já ter novo emprego é dispensado de aviso prévio

    em 01/09/2015 ás 09h44

  • conjur.com.br

    Empresa é condenada por oferecer banheiros em péssimas condições

    em 01/09/2015 ás 09h38

  • gazetadopovo.com.br

    Pessoas que dormem pouco pegam mais resfriado, diz estudo

    Sono de 6 horas ou menos aumenta em quatro vezes as chances de ficar doente

    em 01/09/2015 ás 09h19

  • gazetadopovo.com.br

    Acidentes envolvendo fiação elétrica caíram 8% em 2014, diz Abradee

    O destaque do relatório da associação foi dado para o número de mortes, que recuou de 317 para 299 na comparação com 2013

    em 25/08/2015 ás 09h48

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©